Cultura| Roteiro Caminhos de Pedra


Cultura| Roteiro Caminhos de Pedra


O Roteiro Caminhos de Pedra conta com cerca de 30 empreendimentos, que preservam os costumes dos imigrantes italianos.




Em sua maioria, localizados em casas antigas, de pedra ou madeira, que remetem ao passado.

Que tal conhecer alguns dos empreendimentos, que visam a cultura e história deixadas pelos imigrantes italianos?




A Atual Estofados fabrica estofados, poltronas, cabeceiras e complementos dentro do segmento de decoração, atendendo a projetos tradicionais- como estofados sob medida- garantindo exclusividade na execução dos seus projetos e disponibilizando um amplo showroom.


A produção iniciou seus primeiros estofados, no ano de 1999. O prédio preservou as características arquitetônicas, criando detalhes que remetam à proposta turística do nosso Roteiro.


F- Fotos à Moda Antiga




Realiza o registro fotográfico, caracterizando o visitante e vivenciando atividades dos imigrantes italianos em um cenário com pipas de vinho, carroça, trilhadeira e outros, oferecendo fotos de aparência envelhecidas, que podem ser utilizadas na personalização de rótulos de vinhos, espumantes, sucos e porta-retratos.

Além disso, faz rótulos para garrafas de vinho e outros que servem para lembrança de casamentos, eventos, formaturas e outros, bem como Happy Hour com petiscos, salada de fruta com sorvete, bebidas em geral e música ao vivo nos finais de semana.

28- Casa do Tomate




O visitante poderá conhecer a agroindústria, observando os mais de XX produtos à base de tomate- sem aditivos químicos-, dentre eles, trufas, cerveja, molhos, catchup, tomate seco, entre outros, e aprender a história do tomate e da famosa “Gasosinha” (refrigerante natural).

A casa foi construída em 2000, com pedras basálticas e característica peculiar da arquitetura italiana, abrigando a família que é descendente de italianos e tem como objetivo, a preservação e a divulgação da história do local.

C- Salumeria Caminhos de Pedra



Conta com produtos exclusivos de alta qualidade, com destaque nos salames (javali, erva-doce, apimentado), copas, culatello, sopressa e a bressaola de carne bovina. Além disso, oferece queijos e pães para completar uma deliciosa tábua de frios. Na parte da bebida, além de sucos e refrigerantes destacam-se cervejas artesanais da região e um delicioso chopp “Pilsen”.


Localizada em uma construção recente, de tijolos à vista, conta com um Parque de aventuras.

42- Casa das Massas e Artesanato


Com uma deliciosa variedade de biscoitos e massas, dentre elas: tortéi, massas, capeletti, biscoitos, alfajor e as saborosas crostatas, além de peças de artesanatos, souvenirs e lembranças.

O velho casarão de madeira, construído por volta de 1910, foi desmontado e reconstruído pelo atual proprietário. No andar superior funciona um pequeno museu onde está exposto o ferramental utilizado tradicionalmente pelos artesãos locais para trabalhar a madeira e na cozinha da casa, uma fábrica de massas caseiras.




Trabalha com semijoias elaboradas em pedras nacionais e importadas, além de acessórios e objetos decorativos. Cores e texturas diferenciadas proporcionam uma atmosfera mítica, reluzente e sofisticada.

Localizada em uma casa datada de 1915 onde, naquela época, pertencia a família Giacomin. Cerca de 80 anos depois, a casa foi adquirida pela família Cavalet, que realizou alguns importantes reparos na obra, e abrigou, no andar superior: a Casa da Tecelagem, e no térreo, a Porão de Pedra Preciosidades em Pedra.




Possibilita um resgate cultural, no qual, o visitante poderá conhecer o processo de produção artesanal, com históricos soques movidos a roda d’água, aprender a preparar o chimarrão gaúcho- no ritual tradicional- e degusta-lo, além de adquirir artigos e produtos ligados à erva-mate e ao tradicionalismo gaúcho, como erva-mate, cuias, bombas, alpargatas, entre outros.

Construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello de 1884, a casa é exemplo de um processo de aculturação. A loja fica em um porão de 1910.





Inaugurada dia 23 de junho de 2018, a Casa do Queijo, fica junto a Casa da Confecção, no roteiro Caminhos de Pedra. A Casa surgiu da parceria entre a Casa da Confecção e a Salumeria Caminhos de Pedra. É uma casa que conta com ampla variedade de queijos.


_____________________________________________________
Curta as nossas redes sociais ;) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Festa Flores de Pedra

29- Moinho Bertarello