Uma Deliciosa Gastronomia| Roteiro Caminhos de Pedra

Uma Deliciosa Gastronomia| Roteiro Caminhos de Pedra

Com uma ampla gastronomia, o Roteiro Caminhos de Pedra oferece tipos de comidas, dentre elas,  pratos típicos italianos, massas, risotos, assados, grelhados, café colonial e muito mais, ajustando o seu paladar para que você tenha satisfação em vistar esse lugar.



Você encontrará 8 restaurantes e 4 cafés, em sua maioria, com atendimento familiar, num ambiente aconchegante e lindíssimo. 
Está preparado para conhecê-los?




O Posto de Gasolina São Cristovão foi construído em 1955, onde funcionava um dormitório para viajantes, uma lancheria, sorveteria e mercearia. Com o tempo, tornou-se referência entre os motoristas da época que, abasteciam seus veículos e desfrutavam de uma boa refeição: os famosos pastéis caseiros preparados por Dona Lila.


Você encontrará o tradicional churrasco gaúcho, servido com um buffet de comida típica caseira e uma saborosa sopa de capeletti.





Localizado no início do nosso Roteiro, possui um Chef responsável pelos sabores da casa, que reuniu experiências em viagens internacionais, formação e especialização na área. 


Você encontrará uma gastronomia contemporânea e diferenciada, em um ambiente agradável e charmoso- além de um deque com vista para o vale- e pratos elaborados e temperos inusitados que darão uma nova sofisticação a pratos consagrados.





A casa construída com tijolos maciços à vista, com características arquitetônicas da imigração italiana e com uma linda vista do mirante para a cascata Salto Venâncio.



Você encontrará um varejo com doces e geleias elaboradas de forma artesanal, desde as mais tradicionais, até produtos gourmet com receitas próprias, além de frutas cristalizadas e variados tipos de doces. Ainda, poderá apreciar de um bom café, acompanhado das típicas pasticcerias da Itália: cannoli, profiterole, tiramisu.,etc.



Localizado em uma casa construída em 1889, com pedras de basalto irregular de cor preta, unidas entre si com uma mistura de feno, palha de trigo e estrume de vaca, destacando-se o sótão, também chamado de “granaro”, que servia para armazenagem de grãos e forragens, e também como isolante térmico no inverno. 


Você encontrará uma deliciosa sequência de massas, risotos e grelhados, acompanhadas com molhos para combinar com cada tipo de carne do rodízio: molho de alho e óleo, pesto, barbecue, amora entre outros.




Localizado em uma casa de pedra construída por volta de 1880, pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua para Francesco Macalós (primeiro proprietário), onde, ao seu lado, encontra-se uma enorme Maria Mole (ou Umbu): sob seu tronco e raízes, forma uma pequena gruta que foi utilizada como abrigo provisório pelos primeiros imigrantes.


Conta com um cardápio com uma saborosa tábua de frios, sopa de capeletti, massas caseiras e vinhos das vinícolas da região.




Localizado em um ambiente rústico com decoração típica, fazendo uso de objetos antigos que dão destaque a casa: máquina de escrever antiga, caixa registradora manual, geladeira de ferro com motores movidos a querosene. Além de contar com uma área pet.



Você encontrará um saboroso cardápio, com polenta mole e molho de carne de panela, fortaia de salame e queijo, tomate recheados, pavê de café, arroz doce e muito mais, com diferenciais para vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten e lactose.



Conta com um cardápio ala carte pensando exclusivamente para aflorar as lembranças, sejam elas gastronômicas, de viagens ou aquele prato que sua avó preparava com toda maestria. Você encontrará um ambiente intimo e inspirado em uma autêntica experiência gastronômica.

Um ambiente acolhedor, romântico e inspirador, com uma paisagem deslumbrante, que serviu de cenário para o filme Saneamento básico.





Localizado em um prédio de 2004, construído totalmente em pedra basalto, com uma área externa que acrescenta um charme especial, onde pode-se degustar um bom vinho, espumante e cerveja artesanal da região, apreciando a exuberância da paisagem.


Você poderá desfrutar de um saboroso café colonial- pão colonial, biscoitos, fortaia, grostoli, café, suco- e almoço italiano- polenta brustolada, queijo grelhado, massas, sopa de capeletti.




Localizada em uma casa de madeira com porão de pedras regulares, construída em 1935 por Pietro Strapazzon. O subsolo foi transformado em restaurante durante o ano de 2008. Já o primeiro piso, a partir de 2009, foi adaptado para atender como cafeteria e loja.




Você encontrará um delicioso cardápio típico italiano em harmonia com as grandes ideias da Chef Jerusa Vanni, como sopa de capeletti, massas, risotos, carnes, sagu de creme, doce de abóbora em calda, entre outras.






Localizado numa construção atual, mas que tem em suas paredes de tijolos de demolição a representação de nossos antepassados. Possui inspirações italianas em sua arquitetura e gastronomia, porém seu enfoque principal é o chocolate.



Você encontrará um chocolate que segue a tendência de ser o mais natural possível, portanto, sendo optado pelo bean to bar. Ou seja da amêndoa à barra, com a seleção de frutos e a qualidade assegurada nas barras e produtos.




Dispõe de uma arquitetura típica da região, onde o amplo porão da casa abriga o varejo.


Você poderá desfrutar de saborosos produtos coloniais, cucas de variados sabores-frutas, doces e salgadas-, vinhos, espumantes, suco de uva, sucos naturais, além de um cenário perfeito para um piquenique, no qual o visitante poderá degustar das delícias da Serra Gaúcha. No período da vindima, durante a colheita da uva, pode-se passear nos parreirais e colher suas próprias uvas.

_____________________________________________________
Curta as nossas redes sociais ;) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5ª Festa Flores de Pedra

29- Moinho Bertarello

Cultura| Roteiro Caminhos de Pedra